COMIDA DI BUTECO 2025
RESTAURANTE TO NA BOA - CHEF: Gizele Martins
FÉ NO BOTECO é um prato que valoriza a riqueza cultural da gastronomia quilombola.
Inspirado nas tradições culinárias do povo quilombola, o restaurante To na Boa apresenta um prato que celebra a resistência, a resiliência e a democratização do acesso, proclamando: - Quilombo também tem Boteco!
Já no começo dos trabalhos, a Chef Gizele colocou no prato principal um dos produtos mais valiosos de Vargem Grande, a BANANA. Ganhadora do prêmio “Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro” em 2015, um reconhecimento ao sabor da fruta livre de agrotóxicos, valorizando o trabalho do produtor local, mostrando que o bairro ainda preserva suas raízes agroecológicas.
O prato principal consiste em um delicioso ensopado de banana verde, preparado com técnicas tradicionais e ingredientes frescos da própria comunidade. A banana é marinada em vinagre e depois misturada com carne seca, costelinha e bacon, para serem cozidos em um caldo aromático feito com ervas medicinais cultivadas no quilombo.
Acompanhando o ensopado, a Chef apresenta uma especialíssima caponata de jiló. Fruto originário da África Ocidental, que faz a conexão dos povos ÁFRICA-BRASIL, o jiló é um elemento fundamental da culinária quilombola, que simboliza a união e a pureza. A caponata, passa bem longe da reputação de amargor do fruto, surpreendendo pela sua leveza e sabor, delicadamente harmonizados com a doçura dos pimentões.
Para finalizar o prato, e fortalecendo ainda mais suas raízes culturais, temos o chips de batata doce, que serve como base para a caponata e acrescenta crocância à essa aventura gastronômica.
‘Fé no Boteco’ vem para a mesa acompanhado por um chote do drink especial da casa, o “Astrogilda”, nome da matriarca que também dá nome ao Quilombo Cafundá Astrogilda. Criado pelo mixólogo Vladimy Valery, jovem haitiano refugiado que foi aquilombado e abraçado pela Chef desde 2000. Por aqui é tradição ABRAÇAR DE VERDADE! O drink é feito com capim-limão, gengibre, limão siciliano e Bacardi e é servido já adoçado. Um chote de vigor!
A decoração do petisco recebe - como uma porta bandeira que defende sua história e sua causa - uma boneca confeccionada pela Dona Maria, uma das figuras mais emblemáticas do Quilombo de Vargem Grande, além de rezadeira e herdeira dos saberes das ervas medicinais, UMA MULHER DE FÉ. A boneca preta propõe reiniciar um processo de identidade das crianças com sua representatividade.
'Fé no Boteco' é mais do que um prato, é uma provocação para os comensais refletirem sobre a fé mais profunda dos nossos corações. Sem o apego à crenças ou religiões, ele nos convida para experimentar e vivenciar os sabores e saberes ancestrais do nosso povo, instigando a nossa essência mais pura, que é a confiança no bem.
Em comemoração aos 25 anos do concurso COMIDA DI BUTECO, o restaurante To na Boa celebra o alcance viral das delícias servidas em todos os botecos de todos cantos do nosso país, essa gastronomia democrática e popular. E proclama mais uma vez:
- Tem boteco no Quilombo, no Rio e em todo Brasil! E o Comida Di Buteco está lá, juntinho!
Texto/Release: Flavia Rossi